Notícias
Liz On-Line desenvolve site totalmente inovador do ponto de vista das acessibilidades
No âmbito da sua política de Responsabilidade Social Empresarial, a Liz On-Line começou a desenvolver em 2007 um novo projecto designado “Site Solidário”, que consiste no desenvolvimento anual e gratuito de um site para uma IPSS da região de Leiria.
A primeira instituição contemplada foi a APPC- Leira (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral). Tendo em conta a realidade desta IPSS e os cibernautas-alvo, o desenvolvimento do site www.appcleiria.pt centrou-se em oito factores nucleares:- Design, foi feito um minucioso estudo de cores e recorreu-se a ícones gráficos identificativos da instituição para tornar a navegação no site atractiva e agradável;
- Layout, pensado de forma a permitir uma fácil navegabilidade nos oito canais de comunicação;
- Conteúdos, disponibilização do máximo de informações sobre a Associação, Patologias, Legislação, etc.;
- BackOffice, de forma a permitir o dinamismo e actualização permanente dos conteúdos;
- Funcionalidades, a destacar entre outras o mapa do site, motor de busca, área reservada a associados, newsletter, calendário de eventos, notícias e e-commerce.
- Acessibilidades, optou-se por um site “tableless” com plataforma de programação PHP e cumpriram-se todas as recomendações Prioridade 1 do W3C (Web Content Acessibility Guideliness) de modo a assegurar a flexibilização da informação e interacção relativamente ao suporte apresentado. Em termos práticos, isto significa que as pessoas com necessidades especiais podem navegar neste site. A Liz On-Line garantiu ainda a leitura dinâmica dos conteúdos através da utilização da tecnologia sueca TSS (Text-To-Speech), que faz a síntese vocal de todos os conteúdos das páginas publicadas, através de uma tecnologia que lê ao visitante de uma forma quase natural e com um padrão de qualidade muito elevado. Esta funcionalidade não pretende substituir as ferramentas de auxílio a pessoas invisuais, mas é um instrumento complementar, ou até de substituição quando este tipo de ferramenta não se encontra disponível para o utilizador. Sem a necessidade de descarregar qualquer tipo de software, a placa de som, colunas ou auscultadores e acesso à Internet são as condições básicas para ouvir a vocalização dos conteúdos.
- Cumprimento do normativo legal através do registo das bases de dados na CNPD – Comissão Nacional de Protecção de Dados.
- Formação, pela primeira vez foi dada formação em contexto de trabalho de forma a permitir que a própria IPSS faça a gestão dos conteúdos do site.
Data da notícia: 5 Dezembro 2007