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A quarta “utility”
Acredito que o título lhe desperte atenção. Já conhece algumas “utilities”, e é capaz de enumerá-las. A água, o gás a electricidade. Mas, e a quarta?
Acredito que o título lhe desperte atenção. Já conhece algumas “utilities”, e é capaz de enumerá-las. A água, o gás a electricidade. Mas, e a quarta?
Posso dizer-lhe que esta “utility” transformou ambientes, mercados, transformou a forma como comunicamos, trabalhamos ou nos divertimos. Tornou-se uma plataforma que suporta todas as mudanças.
Posso dizer-lhe que, hoje, o seu valor é inquestionável a já não sabemos viver sem ela.
Falo da rede IP, dessa plataforma inteligente que nos permite comunicar, gerir ou simplesmente estar.
No sector da Construção a Rede está a transformar os ambientes. Tornou-se verdadeiramente a quarta “utility”, a par com o gás, a água e a electricidade. É uma “utility” que nos informa e que fornece novos serviços dentro de um edifício, sempre de uma forma integrada. A rede transforma projectos imobiliários reduzindo custos,
aumentando as receitas e criando novas experiências.
Mas para que os resultados sejam os esperados, é essencial pensar na rede IP desde o início; pensar na rede como essa tal plataforma que suporta todos os serviços, e que oferece duas características cada vez mais importantes nos nossos dias: informação e conectividade. Nem sempre é isso que acontece.
Muitas vezes, assistimos a uma parafernália de sistemas diferentes, cada um gerido de forma independente. Aquecimento, ventilação, ar-condicionado, iluminação, controlo de acessos, segurança, alarmes de fogo, elevadores, sistemas de parqueamento, todos estes são exemplos de sistemas que poderiam assentar numa plataforma comum, capaz de geri-los de forma integrada. E quão mais fácil e efectiva seria esta gestão.
E afinal, vale a pena pensar que o custo de dotar um edifício de raiz com uma Rede IP é um custo marginal, quando comparado com o custo total da sua construção. O desafio é pois pensar na rede, logo no início, como pensamos nas outras “utilities”.
Sandra Freitas – Directora de Marketing e Comunicação Cisco Systems Portugal
Data da notícia: 27 Março 2009