Notícias

ASAE - Associação de Surdos da Alta Estremadura já tem site desenvolvido pela Liz On-Line

A ASAE - Associação de Surdos da Alta Estremadura já está on-line através do site: http://www.associacaosurdosaltaestremadura.org/.

A ASAE - Associação de Surdos da Alta Estremadura já está on-line através do site: http://www.associacaosurdosaltaestremadura.org/.

O site foi publicamente apresentado, no final de Dezembro, numa cerimónia realizada no Auditório do ISLA e que contou com a presença do Governador Civil de Leiria, José Humberto Paiva de Carvalho, o Administrador do ISLA - Leiria, Carlos Silva, o Presidente da ASAE, Pedro Costa, e, ainda, o Administrador da Liz On-Line, Carlos Conceição.

Este site foi graciosamente desenvolvido pela Liz On-Line, empresa de serviços de Internet que pertence ao Grupo Lena, no âmbito da sua política de responsabilidade social empresarial e com o objectivo de permitir a esta associação comunicar sem fronteiras.

Estrategicamente concebido a pensar num target com necessidades de comunicação muito especiais, foi possível implementar um tradutor para Língua Gestual Portuguesa para a maioria dos seus conteúdos.

Construído em torno do conceito de “inclusão”, este site permite igualmente que pessoas com dificuldades visuais também possam aceder aos conteúdos disponibilizados. Com o recurso à tecnologia sueca TSS (Text-To-Spech), a Liz On-Line desenvolveu este site de modo a garantir a síntese vocal de todos os conteúdos das páginas publicadas. Esta ferramenta lê ao visitante de uma forma quase natural e com um padrão de qualidade muito elevado. Sem a necessidade de descarregar qualquer tipo de software, a placa de som, colunas ou auscultadores e acesso à Internet são as condições básicas para ouvir a vocalização dos conteúdos.

Durante a apresentação do site, o Presidente da ASAE manifestou publicamente a sua satisfação pela “realização deste sonho”, considerando mesmo que esse era “um grande dia para a comunidade surda a nível nacional e internacional”. Pedro Costa recordou que este site era um desejo já antigo da associação que nunca se concretizou por falta de financiamento mas que agora, e graças ao apoio da Liz On-Line, foi possível materializar essa aspiração e colocar on-line o primeiro site a nível nacional que tem Língua Gestual Portuguesa em permanência.
“Desta forma, é nos dado o direito de igualdade de oportunidades”, disse Pedro Costa, em Língua Gestual Portuguesa. O discurso do presidente da associação foi traduzido por uma intérprete perante uma sala quase cheia de ouvintes e surdos, que ficaram a conhecer, em primeira mão, as potencialidades do site, que para além de divulgar as actividades da associação presta apoio a toda a comunidade surda, familiares e à sociedade civil em geral.
Carlos Conceição, Administrador da Liz-Online, explicou os motivos que levaram esta empresa a apoiar a ASAE neste domínio, recordando outros projectos também de apoio a esta associação e que contaram com outras três empresas do Grupo Lena, a Publicenso, a Equicomplex e a Equiflow. Entre estes apoios, destaca-se a concepção e produção gráfica do folheto institucional da ASAE, oferecido pela Publicenso e que foi publicamente apresentado aquando do site.
“Temos gosto nesta atitude de olhar à nossa volta e perceber onde podemos ajudar” disse Carlos Conceição, recordando que esta é uma postura que estas empresas fazem “não por moda, mas por convicção”.

Recorde-se que no âmbito desta parceria entre a ASAE e empresas do Grupo Lena está a decorrer, até ao próximo mês de Fevereiro, um curso de Língua Gestual Portuguesa que conta com participantes (ouvintes) de vários parceiros envolvidos neste projecto.


 

Data da notícia: 12 Janeiro 2009