Notícias

Acessibilidade na Web

Em 124 sites da administração pública central apenas três são totalmente acessíveis a pessoas com deficiência, situação que terá de mudar até ao final deste ano, com a entrada em vigor do decreto-lei 83/2018.

A nova medida vem tornar obrigatório que todos os sites e aplicações móveis, dos sistemas informáticos do estado, tenham um nível de conformidade ‘AA’ segundo as Web Content Accessibility Guidelines.  A declaração de acessibilidade relativa aos sites web deve ser publicada no respetivo site, estar hiperligada à página de entrada e, sempre que possível, deverá constar no rodapé de todas as páginas do site web.

A LizOnline foi das primeiras empresas no mercado a criar sites em conformidade com estas normas de acessibilidade. Todos os sites web elaborados pela empresa desde 2011, são lançados com um nível de conformidade mínima ‘AA’.  A empresa dá também o exemplo através do seu website, classificado como AAA, pelo AccessMonitor, ferramenta que verifica os níveis de conformidade de “acessibilidade web” em qualquer página da Internet. Garante assim que todas as pessoas com necessidades especiais têm igual acesso a todos os conteúdos publicados.

 Entrou em vigor, no início deste ano, um novo decreto lei que torna obrigatório que todos os sites web e aplicações móveis, dos serviços informáticos do estado, sigam o nível de conformidade ‘AA’ das Web Content Accessibility Guidelines.  O objetivo é tornar todos os sites acessíveis, de modo a facilitar o acesso por parte de pessoas com deficiência, assim como, por parte dos mais idosos.

Desde 2011, que a LizOnline cria sites web com um nível de conformidade mínima de ‘AA’, tendo sido das primeiras empresas a desenvolver trabalho neste sentido. Dá também o exemplo através do seu website, classificado como AAA pelo AccessMonitor, ferramenta que verifica os níveis de conformidade de “acessibilidade web” em qualquer página da Internet. Garante assim que todas as pessoas com necessidades especiais têm igual acesso a todos os conteúdos publicados.

Data da notícia: 3 Maio 2019